Museu Lara Ribas - Fachada

Museus


Dicas de Cultura

  • Museu do Lixo

    Museu do Lixo

    Inaugurado em 25 de setembro de 2003, o Museu do Lixo nasceu da iniciativa de um grupo de funcionários da...
    Leia Mais

  • Antonieta de Barros

    Quem foi Antonieta de Barros?

    Antonieta de Barros foi professora, dirigente escolar, jornalista, escritora e política. Uma mulher excepcional, a frente de seu tempo, que rompeu...
    Leia Mais

Conhecida como Ilha da Magia pelo encanto que suas praias, clima e beleza natural exercem sobre aqueles que moram ou visitam a cidade, Florianópolis tem muitas histórias para contar. Neste ponto, os museus têm papel de destaque, pois cada um, à sua maneira, trata de um patrimônio que expressa as facetas de um povo moldado em caldeirão multicultural.

São espaços dedicados à memória de personagens ilustres, às artes, à política, à religiosidade, ao desenvolvimento bélico, às manifestações populares, à história do homem primitivo ou ao próprio desejo pessoal de legar à cidade coleções formadas por toda uma vida.

A maioria desses espaços são administrados pelo poder público, como os museus Histórico de Santa Catarina, de Arte de Santa Catarina (Masc), da Imagem e do Som (MIS), de Arqueologia e Etnologia, de Armas Major Lara Ribas, do Lixo, do Judiciário Catarinense e do Presépio, além do Etnográfico Casa dos Açores. Este último, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, abriga um importante acervo sobre desenvolvimento e preservação da cultura açoriana em Santa Catarina.

Outros, nasceram de iniciativas privadas, como os museus Sacro da Capela do Menino Deus, Ecomuseu, Hassis e o Mundo Ovo de Eli Heil.

publicidade

publicidade

Eventos Relacionados

26/09/201831º Congrepan

publicidade